Lançamento do Livro “Domine a Lei Imobiliária”

No último dia 22 de Janeiro lançámos finalmente a nossa segunda publicação, fisicamente, o livro do Dr. Sérgio Vaz, “Domine a Lei Imobiliária”.

Realizámos, como prometido, o evento na cidade da Guarda e decorreu das 18h30 às 20h30. A audiência respondeu ao nosso repto, para estar presente, e acabaram por estar mais de três centenas de pessoas na audiência, superando assim as nossas expectativas. O auditório onde se realizou o lançamento, na Casa de Saúde Bento Menni, ficou praticamente lotado.

Os oradores

O lançamento começou com a intervenção do Doutor Artur Mariano, analista chefe da ArrowPlus, que apresentou o painel do lançamento, que contou com a professora Doutora Maria José Valente, Professora no Instituto Politécnico da Guarda, o autor Sérgio Vaz, o Doutor Artur Mariano e ainda o professor Doutor David Falcão, Professor no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A apresentação do livro começou com a intervenção da Professora Maria José Valente, que comentou “Este manual é um guia que domina a lei imobiliária e compila legislação de diversas áreas do imobiliário. É um GPS que nos permite obter informação. É um importante contributo para mitigar a assimetria de informação”, dando a palavra ao nosso analista chefe, Artur Mariano, que afirmou “Este é o manual que eu queria ter lido quando comecei a investir”.

Da intervenção do Doutor David Falcão, destacou-se a afirmação de que “É uma obra fundamental para o cidadão comum que pretende aprofundar minimamente os seus conhecimentos no âmbito do direito imobiliário. Obviamente não será uma obra de descartar inclusivamente na academia e por parte dos juristas”. Com estas palavras ficaram o reconhecimento do ensino universitário do nosso trabalho, e a possibilidade das nossas edições serem consideradas para a colocação na academia.

O final da apresentação ficou reservado para o autor, Sérgio Vaz, “Escrevi este livro essencialmente pelo gosto pela escrita, gosto de escrever e para além de escrever partilhar conhecimentos”.

Solicitador, de profissão, e dedicado ao setor imobiliário à mais de dez anos, o agora director jurídico da ArrowPlus já havia estado no último workshop da ArrowPlus: 

O livro que agora lançámos foi várias vezes mencionado no último workshop. O Dr. Sérgio Vaz faz, na sua obra, referência a várias destas questões, como documentação de um imóvel, legislação aplicável a arrendamentos, contratos, mediação imobiliária, bem como a relação estabelecida entre empreiteiros e inquilinos.

Devido à Febre no Imobiliário este tipo de litígios têm sido mais constantes,  pois as entidades do sector pedem cautela, a começar pelos agentes imobiliários. "São responsáveis por uma boa parte do PIB nacional e isso acarreta alguma responsabilidade. Por outro lado, têm proliferado empresas e agentes que actuam à margem da lei e aproveitam para ganhar dinheiro sem obedecer às regras, nomeadamente ao combate de branqueamento de capitais" - diz Luís Lima, presidente da APEMIP (Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal).

Esta nossa segunda edição, que surge depois do livro do doutor Artur Mariano "Do 0 ao Milhão", decidimos explorar toda a parte legal do imobiliário, incluindo minutas, contratos e litígios, e embora o nosso foco fosse, desde início, o investidor imobiliário e o senhorio - a audiência que temos hoje e para a qual trabalhamos - entendemos que o produto final é também relevante para solicitadores e advogados, mediadores e agentes imobiliários e bancários.

Como sabe, ao longo da nossa existência, pela aposta nos livros físicos por entendermos que em Portugal existia essa lacuna, acabámos por fundar uma editora própria, a Darkpurple - Editora Financeira.

Acreditamos que este segundo livro se vá tornar a referência legal na área do investimento imobiliário em Portugal, tal como o livro "Do 0 ao Milhão" se está a tornar a referência no ângulo do investimento. Entre outras características, acreditamos que a qualidade da informação atualizada, o rigor aprimorado e a simplicidade da linguagem, acessível até ao público geral - sem formação jurídica, bem como a introdução de várias minutas relevantes, serão as características que farão deste livro a referência na área.  

Contámos com cerca de 310 pessoas, de vários pontos do país, desde Vila Verde – Braga, Porto, Viseu, Gaia, Belmonte, Caria, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Portalegre, Évora, entre outras e ainda do estrangeiro, como o Brasil. Estamos felizes pelo facto da audiência corresponder em massa e do facto do feedback ter sido extremamente positivo.

Lembramos que no pré-lançamento do livro, já havíamos vendido cerca de duas centenas de cópias para várias partes do mundo além de Portugal, como o Brasil, Índia, Suiça ou Luxemburgo. O livro esteve disponível para pré-venda, mesmo antes do lançamento, para quem quisesse adquirir o livro ou não pudesse comparecer. Aqui está o podcast do pré-lançamento:

Temos também um acordo com a Amazon, onde disponibilizamos o livro na versão Kindle. Se ainda não teve oportunidade de adquiri-lo pode fazê-lo aqui. Além do nosso site, poderá fazê-lo também brevemente nas grandes livrarias a partir do segundo trimestre deste ano.

Prometemos este lançamento durante muito tempo a todos os nossos leitores e seguidores, mas o processo foi-se tornando mais complexo e exigente. Pretendíamos uma obra de altíssima qualidade, e assim aconteceu, com minutas atualizadas, e elaboradas pelo autor. O atraso na produção foi consequência da opção que tomámos de imprimir o livro em Portugal.

Se não teve oportunidade de estar presente no evento, não há problema, pois iremos realizar novos lançamentos do livro "Domine a Lei Imobiliária" em outras cidades, como Lisboa, Porto e Coimbra. 

Será avisado destes eventos e outros, através da nossa newsletter. Já se inscreveu? Se não o fez, faça-o aqui.

Por fim, gostaríamos de agradecer humildemente a todos os nossos clientes que marcaram presença neste lançamento. Foi um êxito, mesmo à escala nacional, especialmente no que concerne a lançamentos de livros dirigidos a um nicho de mercado. É para nós a maior prova de que o trabalho que realizamos impacta as vidas dos nossos clientes e seguidores. O nosso muito obrigado, ArrowPlus.

Alexandra Alves

    Alexandra Alves

    A Alexandra é licenciada em Marketing pelo IPG e está actualmente a estagiar na ArrowPlus. Actua na comunicação e imagem da empresa e é a responsável pelo FIE, um Fórum criado pela ArrowPlus com vários eventos durante o ano. Escreve para o blog da ArrowPlus com regularidade.